Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da

Universidade de Lisboa

 

   
 

 

 

Na origem

o desejo de contribuir para alimentar formas
de "banquete" entre disciplinas ou seja,
abrir mão de saberes e poderes
em favor da reflexão crítica e histórica sobre o conhecimento científico ou seus problemas.

 

 

No presente

dificuldades para encontrar saídas
empenhadas e rigorosas num mundo global,
especializado e supostamente comunicante,
em favor de práticas interdisciplinares alternativas
vitalizadas por emergências inovadoras também.

 

 
 

  início cictsul investigação actividades membros publicações parcerias intercâmbios links contactos  

intercâmbios

   

 

centros internacionais

 

redes internacionais

 

actividades internacionais

 

UNIVERSIDADES INTERNACIONAIS

Universidade Nove de Julho (UNINOV)

 

CENTROS INTERNACIONAIS

 

Centro de Ciencias Humana y Sociales (CSIC) Instituto de Historia, nomeadamente com Antonio Lafuente e Andrés Galera, Madrid.

 

Ficheiro:GIFHCLogo2.jpg

Grupo de Investigação em Filosofia História das Ciências (GISHC), nomeadamente com Rualdo Menegat e Anna Carolina Regner, Porto Alegre.

 

Ficheiro:Logotipo_CESIMA.jpg

Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA), coordenado por Ana Maria Goldfarb, São Paulo.

 

Coopera com a Divisão de Educação em Ciências, da Unesco e o Comité para a Educação em Química da IUPAC, no Projecto de Microquímica (implementado nos países em vias de desenvolvimento).

 

REDES INTERNACIONAIS

 

"Red de Intercambios para a Historia y la Epistemologia de las Ciencias Químicas y Biológicas"(RIHECQB), coordenada por Patrícia Aceves Pastrana, Ciudad de México.

 

O CICTSUL é membro fundador da Rede Internacional "Red de Intercambios para la Historia y la Epistemologia de las Sciencias Quimicas y Biologicas" que integra vários países da Europa e da América Latina e que promove periodicamente um encontro internacional num dos vários países da rede. Em 1993 e em 2003, esses encontros foram realizados em Portugal (Lisboa e Coimbra)

 

ACTIVIDADES INTERNACIONAIS

 

- Entre 1991-1996, a coordenadora do CICTSUL fez parte do comité organizador do programa The Development of Chemistry in Europe in the Eighteenth and Nine-teenth Centuries, da European Science Foundation, coordena a equipa europeia sobre Laboratories, Instruments and New Technologies e orientou o projecto Spatial Organization and Scientific Discourse Production: Chemistry Laboratories in Portugal (1789-1939) integrado no programa. As reuniões, onde as matérias eram abordadas em contacto permanente com arquivos e bibliotecas, privilegiaram temas relacionados com o projecto Laboratórios de Química em Portugal (1772-1959): Divórcio entre cabeça e mãos? A partir das informações obtidas em fontes primárias e secundárias, pretendeu-se dar-lhes inteligibilidade há «divórcio entre cabeça e mãos» em lugares significativos destes níveis de relação: teoria e prática (ensino e actividade profissional), experimentação e instrumentos (contextualização do instrumento), ciência e indústria (distâncias e proximidades), nacional e internacional (transferência de saberes).

- Durante o período de 1995-1999 e porque o CICTSUL reunisse membros de diversas áreas e universidades - Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Aveiro, Universidade Católica Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo e Universidade de A Coruña - bem como professores do Ensino Secundário, investigadores, bolseiros e técnicos superiores ligados a várias instituições, tornou-se possível desenvolver várias actividades de carácter internacional, nomeadamente no âmbito da European Science Foundation (Strasbourg), Red de Intercambios para la Historia y Epistemologia de las Ciencias Químicas y Biológicas (México, DC) e Comité International Diderot (Paris). Desenvolveram-se também duas Acções Integradas Luso-Espanholas, associadas à Universidad Autonoma de Madrid - Transferência e recepção de conhecimentos científicos e tecnológicos na Península Ibérica: A Energia Nuclear na Península Ibérica - e ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Madrid) - Naturalistas ibéricos no mundo afro-americano. Finalmente, estabeleceu-se um projecto de intercâmbio com a Universidade Federal de Minas Gerais - Quinhentos anos de convívio entre Portugal e o Brasil: transferências de ciências e culturas.

- Em 1996, a coordenadora do CICTSUL orientou o projecto Laboratórios de Química em Portugal (1772 - 1958). Divórcio entre cabeça e mãos?, iniciado no âmbito do projecto Spatial Organization and Scientific Discourse Production: Chemistry Laboratories in Portugal (1789-1939); recorrendo a contributos da História e Filosofia das Ciências, História do Pensamento Económico e da Cultura, Ar-quitectura e Semiótica, a investigação integrou-se no European Science Founda-tion Programme: The Evolution of Chemistry in Europe (1789-1939). Tendo terminado com a publicação do livro JANEIRA, Ana Luísa; MAIA, Maria Elisa; PEREIRA, Pilar (edits.) - Demonstrar ou Manipular? O Laboratório de Química Mineral da Escola Politécnica de Lisboa na sua época (1884-1894). Demonstrate or Manipulate? The Mineral Chemistry Laboratory of the Polytechnic School of Lisbon In its Age (1884-1894), Lisboa, Livraria Escolar Editora, 1996, e a organização de uma reunião internacional, financiada pela European Science Foundation, o Workshop on Chemistry Laboratories, Instruments, New Technologies and Education, Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, 1996.

- Em 1999, o Núcleo Coordenador do Projecto CulturaNatura. Do passado para o século XXI – 500 anos de convívio com o Brasil, iniciado em 1997, dinamizou várias actividades de tipo internacional. Aprovado pela Comissão Bilateral Executiva para as Comemorações do V Centenário da Viagem de Pedro Álvares Cabral e contando com a participação do Centro de Estudos do Século XVIII em Ouro Preto, o projecto inclui uma parte itinerante, constituída por painéis com sínteses da exposição de Lisboa e seguintes, a qual servirá de introdução a vários eventos locais (Lisboa - 22.4 a 14.11, Braga - 10.9 a 30.11, Vila Nova de Famalicão - 22.11 a 22.12, Chaves - 10.1 a 22.2, Tomar - 22.1 a 10.3, Montemor-o-Novo - 22.3 a 10.4, Évora - 22.4 a 22.5, Beja - 22.4 a 22.5, Ouro Preto - 22.4 a 24.8, Barbacena - 7.9 a 15.9, Juiz de Fora - 22.9 a 30.9, Rio de Janeiro - 22.10 a 22.12), entre 22 de Abril de 1999 e 22 de Dezembro de 2000.

- Em consequência, desenvolveu ainda o Seminário sobre Paradigmas da História Natural do Brasil (séculos XVI a XVIII) num contexto de Inovação-Tradição-Globalização, São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e o Seminário Sujeito, Objecto e Espaços Epistémicos num contexto de Inovação-Tradição-Globalização, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001. Orientou seminários na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Unisinos, 2002, e na Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Unisinos e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003 e 2004. Nas sucessivas estadas no Brasil, foi apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Nacional de Pesquisa, Fundo de Apoio à Pesquisa do Rio de Janeiro, Fundo de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul e Fundo de Apoio à Pesquisa de São Paulo, 1976-2004.

- Desde a fundação, o CICTSUL acolheu e coordenou a estada em Portugal de vários investigadores brasileiros: Márcia Mendes Ferraz, Eliana Camargo, Carlos Alberto Filgueiras, Miguel Gastão da Cunha, Anna Carolina Regner, Heloisa Domingues, Tania Galli Fonseca, Ana Maria Haddad Baptista, Alessandro Zir, 1980 --»

 

Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa 2008